9 de setembro de 2011

Dia da Árvore - Mini-projeto: Colagem



Organizar junto aos alunos uma coleção de espécies de árvores. Para isso, coletar folhas secas caídas de diferentes tipos de árvores e organizá-las em folhas de papel sulfite, incluindo o nome da árvore, o tipo de folha coletado colado e se for possível uma foto ou imagem recortada de revistas, livros.
Depois, unir as páginas, fazer uma capa. Deixar o material exposto para apreciação.
Marcador de livro ecológico
Proponha aos alunos a confecção de marcadores feitos com papel reciclável ou de aproveitamento de sobras de papelão ou outro material rígido.
Converse com os alunos a respeito da importância das árvores para nosso ambiente.

TEXTO INFORMATIVO:
A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore.
As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália). Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.

LEIA: Qualquer vida é muita dentro da floresta

Se a gente olha de cima, parece tudo parado.
Mas por dentro é diferente.
A floresta está sempre em movimento.
Há uma vida dentro dela que se transforma sem parar.
Vem o vento.
Vem a chuva.
Caem as folhas.
E nascem novas folhas.
Das flores saem os frutos.
E os frutos são alimento.
Os pássaros deixam cair as sementes.
Das sementes nascem novas árvores.
As luzes dos vaga-lumes são estrelas na terra.
E com o sol vem o dia.
Esquenta a mata.
Ilumina as folhas.
Tudo tem cor e movimento.
O livro das árvores. Org. Jussara Gomes Gruber
Org. professores Ticuma Bilíngües. São Paulo: Global, 2000

3 comentários :

Amanda Fonseca disse...

Amigaaaaaaaa, claro que eu faço seu selinho sim!!! Nossa, parabéns pela gravidez!!! Uma chuva de bênção sobre vocês na hora do parto.
Ah, e por que não faz o blog da gravidez, heim? Registra tudo para o bebê ler quando crescer. rsrsrsrs

bjsssssssss

Cristi@ne disse...

Olá Daniela, só vi agora teu recadinho, obg pelo carinho e por seguir meu blog de Mimos, tbm adora ganhar selinhos, só ando ausente um bocado devido ao trabalho. Te ofereço meus selinhos de seguidor do Infinito da Cris, que está no blog principal, fique a vontade para levar os selinhos que quiser ok?
Seu blog é mto bom e com mtas dicas pra nós educadores. Parabéns pelo trabalho.
Bjinhos e fique com Deus!

Joelma disse...

Olá, faço parte do blog professores virtuais e vim conhecer o teu cantinho. Passa lá no meu também para me conhecer. Um Bj Jo.

Meu blog: joelma2010.blogspot.com

Professores virtuais: http://blogjonathancruz.blogspot.com/2011/10/professores-virtuais.html?showComment=1319149644676#c6679599773625932514

Marcadores

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Meus Visitantes

Atalho do Facebook

Google+ Followers