6 de maio de 2011

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA








DIA 13 DE MAIO É O DIA DA ABOLIÇÃO DOS ESCRAVOS !
UM DIA MUITO IMPORTANTE PARA RESGATAR TEMAS SIGNIFICATIVOS EM RELAÇÃO A MONARQUIA, O TRABALHOS DOS ESCRAVOS E PRINCIPALMENTE LEVANTAR QUESTÕES COMO,POR EXEMPLO, O PRECONCEITO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA CULTURA BRASILEIRA.









Abolição da Escravatura - Lei Áurea






Introdução


Na época em que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão-de-obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pôde ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais europeus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalho escravo em sua colônia. Deu-se, assim, a entrada dos escravos no Brasil.


Processo de abolição da escravatura no Brasil


Os negros, trazidos do continente Africano, eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores de engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.


Apesar desta prática ser considerada “normal” do ponto de vista da maioria, havia aqueles que eram contra este tipo de abuso. Estes eram os abolicionistas (grupo formado por literatos, religiosos, políticos e pessoas do povo); contudo, esta prática permaneceu por quase 300 anos. O principal fator que manteve a escravidão por um longo período foi o econômico. A economia do país contava somente com o trabalho escravo para realizar as tarefas da roça e outras tão pesados quanto estas. As providências para a libertação dos escravos deveriam ser tomadas lentamente.


A partir de 1870, a região Sul do Brasil passou a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros; no Norte, as usinas substituíram os primitivos engenhos, fato que permitiu a utilização de um número menor de escravos. Já nas principais cidades, era grande o desejo do surgimento de indústrias.Visando não causar prejuízo aos proprietários, o governo, pressionado pela Inglaterra, foi alcançando seus objetivos aos poucos. O primeiro passo foi dado em 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação.


Em 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que liberdade total finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.




Princesa Isabel: assinou a Lei Áurea em 13 de maio de 1888







                             









FONTE: www.suapesquisa.com/.../abolicao.htm

1 comentários :

Zezinha Sousa disse...

Olá, Daniela
Obrigada pela visita e pelo carinho, tb já estou te seguindo. Meitu interessante seu blog, pode servir como fonte de pesquisas para os alunos, vou colocar o blog da escola onde trabalho para te seguir, espero vc lá tb.

Volte muitas vezes, será sempre bem vinda, te espero tb no meu outro blog wwwzezinha.blogspot.com

Beijos!!

Marcadores

Total de visualizações

Seguidores

Blog Archive

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Meus Visitantes

Atalho do Facebook

Google+ Followers