9 de fevereiro de 2011

Educação dos filhos começa em casa.






Um dos grandes desafios para a escola e do professore é manter a família em conexão direta com o processo de ensino e aprendizagem.
Os pais possuem responsabilidade  diária e intransferível de educar , mas também lidam todos os dias com uma rotina  que os impedem de estar presente na educação dos filhos. Porém, esta problemática pode acarretar inúmeras situações de stress aos educadores já que frequentemente a escola busca organizar festas de datas comemorativas, reuniões, feiras e etc..


Os pais ou responsáveis são pessoas indispensáveis também dentro da escola, principalmente porque essa relação tem como objetivo o aprendizado, no qual a criança conhece seus valores, limites e aprende a respeitar as pessoas. Em casa, os pais precisam observar suas atitudes mediante as crianças , buscar o diálogo sobre questões simples de  respeito e a importância da escola para sua vida.
È preciso que a família tenha em mente que o papel da escola é formar cidadãos, torná-lo uma pessoa critica, e do ponto de vista construtivista, ser o protagonista da sua própria aprendizagem. Nesse contexto, cabe á escola explorar mais esse assunto promovendo encontros que vise conscientizar os pais desse dever da instituição.
Papai, mamãe, escola, sociedade são todos responsáveis pelo processo de construção da criança.


Segundo a Wikipédia Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.
Então, fique atento!! 



Devemos prestar bem atenção no que Maria Holtz diz sobre educação:


Educação é o conjunto de ações, de influências e de
sugestões - exercidas sobre os indivíduos no sentido de apro-
veitar metódica e progressivamente - todas as possibilidades
fisio-psíquicas - no interesse individual e no interesse coletivo
- para que eles se tornem capazes de viverem bem, no ambi-
ente físico e social de que fazem parte, - contribuindo, na
medida do possível, para o bem estar e progresso da socie-
dade em que vive.


Bem, minha intenção é possibilitar uma apropriação do significado da palavra, ou melhor , da ação que é E-d-u-c-a-r. A educação que muitas vezes cobramos dos outros, sem pensar em nossas atitudes. Portanto, é bom avaliar que esta é parte fundamental na vida de uma pessoa, em um grupo de pessoas,e na construção do individuo que cresce em uma familia que passa esses valores.


Daniela Souza

1 comentários :

Rebeca disse...

Infelizmente os valores foram transferidos, é inegavelmente que a familia esta deixando suas responsabilidades para os professores e a escola

Marcadores

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Meus Visitantes

Atalho do Facebook

Google+ Followers