24 de fevereiro de 2011

Coleção Cadernos do EJA ( BAIXAR AGORA)



NA HORA DE BAIXAR, CLIQUE EM CIMA DO LINK E NÃO DA IMAGEM!!








                            BAIXAR CADERNO METODOLÓGICO PARA PROFESSOR




CLIQUE AQUI PARA BAIXAR GLOBALIZAÇÃO E TRABALHO
                                                       


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR CULTURA E TRABALHO
                                                                           
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR DIVERSIDADE E TRABALHO


BAIXAR MEIO AMBIENTE E TRABALHO



Uma Ferramenta fundamental no trabalho do professor. Amados , eu gostei muito desta coleção e encontrei no portal do professor. Sabemos que nada vale um trabalho de sala de aula sem um auxilio como o material didático e a vontade de estar atualizado, por isso é que eu estou recomendando um bom material.


As Diretrizes Curriculares Nacionais abrangem os processos formativos da Educação de Jovens e Adultos como uma das modalidades da Educação Básica nas etapas dos ensinos fundamental e médio, nos termos da LDBEN 9394/96.


A identidade própria da Educação de Jovens e Adultos (modalidade da Educação Básica) considerará entre outras: as situações, os perfis dos estudantes, as faixas etárias desse alunado. Além disso, considerará:


1. O Princípio da Eqüidade (a distribuição específica dos componentes curriculares a fim de propiciar um modelo igualitário de formação e restabelecer a igualdade de direitos e de oportunidades face ao direito à educação);


2. O Princípio da Diferença (a identificação e o reconhecimento da alteridade própria e inseparável dos jovens e dos adultos em seu processo formativo, da valorização do mérito de cada qual e do desenvolvimento de seus conhecimentos e valores);


3. O Princípio da Proporcionalidade (a disposição e adequação dos componentes curriculares face às necessidades próprias da Educação de Jovens e Adultos com espaços e tempos nos quais as práticas pedagógicas garantam aos seus estudantes identidade formativa comum aos demais participantes da escolarização básica);


4. A Proposição de Modelo Pedagógico Próprio (apropriação e contextualização das diretrizes curriculares nacionais).


As Políticas públicas em curso que estão voltadas à Educação de Jovens e Adultos no Brasil são: Brasil Alfabetizado, Pró-Jovem, Fazendo Escola, FUNDEB.


Devemos lembrar que, o aluno da Educação de Jovens e Adultos já desenvolve os conteúdos, se envolvendo nas práticas sociais. Falta-lhe sistematizar. A dimensão política e social deve fazer parte das discussões em aula a partir do momento em que o interesse do jovem e do adulto, trabalhador ou não, é estar engajado e participante no contexto social e cultural em que está inserido.


“Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade”. Paulo Freire


Ref: MANFREDI, Silvia Maria. Política: educação popular. São Paulo. Ed. Símbolo. 1978.


Por Amélia Hamze
Profª. da FEB/CETEC
ISEB/FISO
Colunista Brasil Escola

1 comentários :

Anônimo disse...

PARABÉNS POR ESTA POSTAGEM!! MUITO INTERESSANTE E AJUDARA A MUUITOS COM CERTESA! E MUITO OBRIGADA!

Marcadores

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Meus Visitantes

Atalho do Facebook

Google+ Followers